Monday, June 25, 2007

Novela Virtual - A Grande Promessa Cap. 01 e 02

Novela Virtual a Grande Promessa

Cap. 02


Cenas no pátio do palácio

14 - Rei - Está aberta a audiência. O Sr. Naor pode expor seus objetivos.

15 - Naor  …Eu Naor, falarei por meu pai!…(pausa) ele não estava em condições de viajar, mas me encarregou a falar por ele: a generosidade do rei é conhecida no mundo todo; temos prosperado aqui graças a sua grande benevolência; e tem a nossa eterna gratidão:

16 - Príncipe  Conversa fiada, não nos interessa, seja mais objetivo o que tens para oferecer neste novo ano?

17 - Naor  Neste novo ano vamos trazer a mesma quantidade de gado e ovelhas que trouxemos ano passado; ouro, prata, tudo o que conseguirmos.

18 - Rei  Nós agradecemos sua oferta… mas, meu velho, ainda é pouco… quero o dobro de tudo quanto nos foi pago ano passado, a população está aumentando e é justo aumentar os impostos para aplicar em melhorias para nossa comunidade.

19 - Naor  O dobro Majestade?… isto está fora de nossas forças, e o que daremos para os nossos filhos? Já estamos achando difícil do jeito que está quanto mais aumentar mais ainda.

20 - Rei  Isto é problema familiar e em problemas de família eu não me meto, (desdenhando) isto são vocês que terão de resolver: se não conseguir pagar-me esta proposta, vossa tribo deverá deixar nossas terras.

21 - Abrão  Porque abusa tanto de nós, nesta situação?… no passado, já nos odiavas, gostava de tripudiar em cima de nossas necessidades, cavamos nossos poços e fomos pisoteados, fazendo com que pagássemos, pela água que bebíamos; deu-nos suas piores terras, e depois por causa do esterco do gado; tirou-nos de lá, assim seus homens poderiam tirar proveito da terra estercada, pediu que nos entregássemos seus inimigos, e nós os colocamos a seus pés.

22 - Rei  (irônico) Então, foram vocês que… fizeram tudo isto? Coisa nenhuma, foram os meus deuses que colocou meus inimigos a meus pés.

23 - Abrão  Ora… Ora, pois sim!… Os seus deuses não respondem nem por eles mesmos, eu nunca vi um monte de barro ou um pedaço de pau fazer alguma coisa para alguém!... É muita heresia!....

24 - Rei (com ironia) Como ousa falar assim dos meus deuses, eu exijo respeito por eles, você pode pagar caro por sua ousadia, em nome de quem você faz esta afronta?

25 - Abrão  Eu falo em nome do Deus Vivo o Altíssimo, o Deus verdadeiro.

26 - Rei  Você veio de Ur, uma pequena tribo, e quer me chamar a atenção; pois eu vejo vocês, e só me faz lembrar da praga de piolhos sobre nossas cabeças, que serão esmagados um por um; portanto se quiserem ficar aqui, terão que pagar o dobro e sem conversa.

27 - Abrão  Naor, quando te falou que a nossa tribo cresceu, graças a sua generosidade; então fico pensando, onde está a sua generosidade?
Nossa tribo cresceu, por causa de nossas crianças, nossas mulheres são férteis e o nosso Deus, que é o Deus verdadeiro, tem nos abençoado, multiplicado e compensado todo nosso esforço.

28 - 2º príncipe  É… eu soube que sua mulher, é muito virtuosa e muito bonita, e muito…

29 - Abrão  Você por ser príncipe do rei, devia se dar o respeito; e eu vou lhe ensinar como respeitar as mulheres dos outros.

30 - Naor  (segurando-o pelo braço) Não Abrão, acalme-se, não vou deixar você cair na armadilha das provocações, será que você não vê, que é isto mesmo o que eles querem, vamos jogar como eles desejam, depois veremos como agir,
(vira para o Rei e diz) vossa alteza tem razão, teremos o maior prazer em atender suas solicitações.

31 - Rei  Então vamos acertar tudo, para que no futuro não venham dizer que foram enganados.

32 - Abrão  (ainda revoltado) Como se adiantasse algum acerto, no final, ele sempre arranja um jeito de nos tripudiar, agente sempre fica no prejuízo, com seu abuso de poder.

33 - Naor  Abrão procure acalmar-se, vamos para esse tal acerto (com as mãos nos ombros de Abrão; tentando acalma-lo, prossegue) depois que pegarmos os comprovantes do acerto, vamos encontrar com nossas mulheres e Ló, eles já devem ter comprado a cidade toda.

34 - Abrão  É! Eles devem estar se divertindo, vamos nos encontrar com eles e terminar-mos de fazer as compras, porque, não vejo a hora de sair desse ar contaminado. (Continua)

Posted by Eni José de Oliveira at 12:03 0 comments



Terça-feira, 19 de Junho de 2007

Novela Virtual a Grande Promessa Cap. 01

“A Grande Promessa” “ Eni José de oliveira “

Ano 2003

Baseado nos capítulos 12 a 22 Gênesis.

Capitulo 01

Cenas na casa de Naor, duas crianças brincam de pega-pega, Milca cuida de suas obrigações domésticas.

01 - Milca - Vocês vão brincar lá fora, porque o Naor está pra chegar e ele não gosta de ver menino fazendo arruaças dentro de casa, e além domais já está na hora do almoço, vão se lavar, vocês estão imundos!…

02 - Naor  (entrando, vai até a talha tira água, conversa com Milca enquanto coloca a água na caneca, fazendo gestos com a vasilha nas mãos) Milca você precisa ver as imagens que eu acabei de fazer, elas parecem ter vidas própria, agente olha pra elas e dá se a impressão de que elas estão querendo falar alguma coisa com agente.

03 - Milca - Você precisa ter cuidados, com estas imagens que você está fazendo, sabes muito bem que seu irmão Abrão não aprova isto, e, além, disto você não acredita nestas heresias, não é mesmo!…

04 - Naor - Acreditar, eu não acredito mesmo, mais elas me rendem um bom dinheiro.

05 - Milca - Eu não sei o que você se refere a um bom dinheiro, vejo você batalhando em cima disto, e não tenho visto resultado deste trabalhão todo, pois estamos sempre na dependência de seu irmão, porque você não segue o exemplo dele?

06 - Naor - Depois conversaremos mais a respeito deste assunto, porque Ló e Sarai estão vindo aí.. (entra Ló, e Sarai)… achegem-se e se acomodem, por favor, vocês já estão sabendo que amanhã iremos à cidade? Já está completando um ano que fomos lá, parece que foi ontem!... É… duro, mas todos os anos somos forçados a ir mos entender com o Rei; Milca Junte tudo o que você quer levar para a viagem; deixe tudo organizado, porque meu irmão Abrão é muito sistemático; ele não gosta de atrasos, vê se coloca uma roupa mais decente porque estamos indo a cidade, e naturalmente que vamos ter com muita gente importante por lá.

07 - Ló  As minhas coisas já estão praticamente organizadas, eu não tenho muita coisa pra levar, mas vou levar algumas patacas, pois se achar alguma coisa que me interessar lá, eu vou comprar.

08 - Milca  Eu também quero comprar umas coisinhas para aproveitar a viagem! Há.. Eu e Sarai vamos na mesma carroça, não é mesmo Sarai?

09 - Sarai  Claro temos muito que conversar: apesar de ser divertido esta viagem, não sei por que precisamos ir; é tão cansativa… vão resolver problemas com o Rei e o que nós temos a ver com isto?… e além do mais estas estradas são muito perigosas, tem muito mal feitor pelo caminho, e isto me mete medo.


10 - Ló  É!... Mas estamos preparados para qualquer abusado que atravessar nosso caminho, tio Abrão faz questão da presença de todos para ajudar nas compras, e eu pretendo dar umas voltas pela cidade, pois há muito tempo que não vou lá, e garanto que tem muitas novidades, pra gente ver, quem sabe se eu não encontro uma companheira pra mim!…

11 - Naor  É você tem razão, mas não podemos atrazar, enquanto fazemos as compras, aproveitamos para olhar as novidades, não podemos nos dispersar, porque Abrão quer a nossa presença na hora das compras; ele gosta de ouvir nossas opiniões.

12 - Abrão  (entrando) É… isto mesmo, é bom que vocês se preparem, porque amanhã bem cedo, eu não quero esperar por ninguém, quero ser uns dos primeiros a ser atendido pelo rei, para isto não podemos perder tempo: precisamos acertar nossos impostos com ele, e vou aproveitar, para fazer algumas compras de suprimentos; quero resolver a questão dos impostos logo; para poder voltar para casa o mais depressa possível, pois temos muito que fazer aqui, por isto não podemos perder tempo; a caminhada é longa e vamos perder um bom tempo nas compras!... (Faz uma pausa e continua) Vamos Sarai!... Vamos nos preparar para a viagem.

13 - Sarai - Sim vamos, até amanhã pra todos. (Continua)

Veja a Novela Virtual - Nunca é Tarde Para Voltar, um misto de conto policial com desfecho evangelistico. No outro Site -
Eni'S Site - http://enijoliveira.multiply.com





Posted by Eni José de Oliveira at 08:29 0 comments

No comments:

""IDE E PREGAI" -- PARTE - 177

Muitos pregam aquilo que não vivem; prega a honestidade, mas vive em tapear seu próximo. Pregam para que não roubem, mas em sua casa tem g...