Friday, August 05, 2016

OS SINAIS DOS TEMPOS - PARTE - 108 -- PREPARAÇÃO

           OS SINAIS DOS TEMPOS - PREPARAÇÃO
                               PARTE - 108

Criticas sempre existirão; as nossas palavras, nossas ações e comportamento são sempre visados, e naturalmente sempre aparece alguém para nos cobrar perfeição.
A reação de quem sofre as críticas, é sempre dolorosa, porque sente o desprezo de quem está criticando.
Avaliando o efeito da crítica: em muitos casos, não damos valor e nem recebemos corretamente as críticas, porque nossas exigências são altas demais, e pagamos caro por isso.
A crítica bem aplicada na hora certa sem demagogia, edifica.
Porém se a crítica for de âmbito maldoso só serve pra derrubar e levar a pessoa ao desespero.
Algumas pessoas, não muitas, tem em mente se defenderem a qualquer custo; em muitos casos a critica tem razão de ser, mas justificam-se da maneira mais idiota achando que vai ganhar no grito a pessoa que o criticou.
Temos uma história na Bíblia muito interessante; quando Deus pergunta a Caim por Abel, ele logo se defende, e responde; sou eu por acaso guardador de meu irmão? Gênesis 4 v 9.
Esse exagerado senso de autodefesa dificulta o entendimento entre as pessoas.
Quando recebermos alguma crítica, devemos examinar ponto por ponto onde está a nossas falha, para assim podermos corrigir satisfatoriamente na visão de todos.
Temos que entender, que não conseguimos a agradar a todos, quando alguém está satisfeito, tem outros que não querem aceitar nossa opinião, e assim surgem as polêmicas.
É muito comum agente ficar na defensiva, quando somos criticados, o melhor a fazer, é aguardar o momento certo para dar a resposta com convicção, e assim jogarmos a critica de volta para onde veio.
O fato é que para se ter entendimento, e evitar polêmicas ou criticas, têm que estudar bem os fatos e eliminar as duvidas, e mostrar que nossa tese não estava errada.
Avaliar corretamente cada detalhe de cada ponto, que foi alvo da crítica; e ver a importância do assunto em pauta, para não fugir do contexto, e não dar palpites errados.

Em muitos casos entramos de gaiato em uma conversa, por que não tivemos a paciência de aguardar nossa hora pra abrir a boca, e acabamos por meter os pés pelas mãos, dando lugar para sermos criticados.
                      --- EJO --- Continua

       

No comments:

""IDE E PREGAI" -- PARTE - 177

Muitos pregam aquilo que não vivem; prega a honestidade, mas vive em tapear seu próximo. Pregam para que não roubem, mas em sua casa tem g...