Wednesday, September 02, 2015

DEUS NO COMANDO DE TUDO - P/107 "A palavra de Deus nos diz que muitos serão chamados, mas poucos são os escolhidos. Pois uns nasceram para honra e outros para desonra, mas nem por isto podemos cruzar os braços, uma vez que não sabemos se a quem pregamos é um vaso para honra ou para desonra. Portanto se alguém se converter verdadeiramente, e procurar se purificar de toda influência do mal, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor. E preparado para toda boa obra, pois estará fugindo dos desejos da carne, e segue a justiça à fé a caridade, para com os que de coração puro, invocam o nome do Senhor."


                         DEUS NO COMANDO DE TUDO

                         VOLUME  --  02  --  PARTE  --  107

(Leia sempre o final do texto anterior para dar sentido ao atual)

Amós constantemente vinha batendo na mesma tecla a respeito deste assunto, pedindo mais compromisso do povo em relação a sua maneira de viver e de como servir ao Senhor, pois se desviaram dos ensinamentos de Deus e cada um se mostrando mais perverso diante de Deus, não querendo ser sujeito as suas leis.
Pelas palavras duras de Amós que atingiu o ponto fraco, principalmente dos governantes, já não queriam mais que ele permanecesse na cidade e manda que ele fosse para Judá, porque assim ficariam livres de suas profecias que tanto os ameaçavam; como se isto fosse resolver seus problemas, porque afinal de contas o que Amós dizia não vinha dele, mas do Senhor.
Amós então responde que ele era um simples boiadeiro que trabalhava no campo e que não era profeta e nem filho de profeta, mas o Senhor o escolheu para transmitir o seu recado, e lá mesmo no campo havia recebido do Senhor esta responsabilidade de transmitir suas palavras ao seu povo de Israel.
Para Deus o que interessa é a sinceridade de seus filhos.
As condições de vida, que temos hoje são semelhantes à que viviam o povo de Israel nos tempos de Amós, os mais favorecidos, tiravam proveito das condições precárias em que viviam o povo.
 Exploravam sem dó e nem piedade os mais pobres e os mais humildes, os políticos, os sacerdotes, e os lideres religiosos, viviam em alto luxo a custa da miséria dos necessitados.
Do trabalho escravo e até mesmo na comercialização injusta daqueles pobres, não se importavam com o sofrimento de seus semelhantes, que muitas vezes até suas próprias capas que era a proteção de seus corpos contra o frio, eram tomadas, em troca de uma péssima alimentação.
Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.
Por esta razão também pagais tributo, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.
Portanto dai a cada um, o que deveis; a quem tributo, tributo a quem imposto, imposto; a que temor, temor; a quem honra,  honra – Romanos 13 v 5, 6, 7.”
Temos a convicção de que Deus nos ama, mas não ignora nossos erros, cada um de nós, temos que responder por eles, e Deus nos repreende, e em muitos casos com certo rigor.
Muitas vezes erramos por ignorância, mas existem aqueles que erram programadamente visando lucro e de propósito, na intuição de levar alguma vantagem.
 A profecia de Amós nos atinge tendo em vista nosso relacionamento social, que, muitas vezes, sem pensar nas conseqüências não nos preocupamos, e acabamos por nos envolver em negócios escusos, e nem passa por nossas cabeças que estamos prejudicando alguém.
Não devemos ser indiferentes aos problemas sociais, porque eles são reflexos de nossa vida com Deus.

Como crentes precisamos estar atentos para ajudar no que for preciso, dentro das possibilidades de cada um, precisamos ser solidários com o nosso próximo.

                           ------ EJO --- Continua



No comments:

""IDE E PREGAI" -- PARTE - 177

Muitos pregam aquilo que não vivem; prega a honestidade, mas vive em tapear seu próximo. Pregam para que não roubem, mas em sua casa tem g...