Friday, December 18, 2015

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL -- ATO -- 12

Ato -- 12

Primeiro Pastor -- Eu trago-te ouro. Ó Jesus meu Rei! Todo o meu tesouro aos teus pés porei! (reverencia o menino e ajoelha ao lado da manjedoura, assim sucessivamente os outros)

Segundo Pastor -- Eu trago-te incenso, rico e sem igual, perfume a ungir-te, ó meu Rei divinal! 

Terceiro Pastor -- E, eu trago-te a mirra para te ofertar, ó Rei do universo queremos te adorar!

(Ao terminar de entregar os presentes, ajoelhados e de mãos para o alto, Dá glórias a Deus, as mesmas palavras que aprenderam com o anjo do Senhor)

Todos -- Glória a Deus nas alturas e paz na terra e boa vontade para com os homens. (Ao terminar a frase, faz um gesto de reverência e saem) (fecha-se a cortina)
-----------

(Enquanto isto no palácio de Herodes)

(abre a cortina (cenas no palácio, o rei convoca seus súditos)).
-----------
SÚDITO -- Estou ao seu dispor majestade.

REI HERODES -- Leve alguns homens e tragam aqui, os tais pastores que andam dizendo a respeito deste novo Rei.

SÚDITO -- Mas, majestade! Todos nós sabemos que existe somente um rei, e que este rei, ninguém melhor que vossa majestade.

REI HERODES -- É, mas eu preciso tomar minhas precauções; não posso deixar que um boato destes, possa vir me atrapalhar.

SÚDITO -- Vossa majestade tem razão, vou imediatamente atrás destes tais pastores.

(o súdito sai voltando mais tarde com os pastores)
(enquanto isto o rei tira um cochilo sob a vigilância de dois guardas, de repente acorda em sobressalto e dirige-se a um dos guardas)

REI HERODES -- Porque demoram tanto, será que estes infelizes pastores já foram embora? Pode demorar o tempo que for preciso; mas terão de trazê-los até a mim.

GUARDA -- Tenha calma meu rei, nossos soldados são muito competentes, já, já eles vão entrar por aquela porta; (pausa) olha parece que estão chegando.

1º SÚDITO -- (entrando) Estão aqui os pastores, não queriam vir, alegavam que estavam com pressa, para convencê-los tivemos que fazer algumas ameaças.

REI HERODES -- Aproximem-se; como ousam negar uma convocação do rei?

1º PASTOR -- Majestade, é que…

REI HERODES -- Cala-te não me interrompa, eu mandei chamar vocês aqui, para me informar onde está o menino, que nasceu; sim este que dizem ser o novo rei, (pausa, com cinismo) eu também quero conhecê-lo e levar alguns presentes. (fala em tom zombeteiro).

2º PASTOR -- É! Só… (recebe uma cotovelada discreta do primeiro pastor) Bom… (continua)… a gente segue até a aldeia; lá existe uma cabana abandonada, agente chega à rua principal, no fim daquela rua tem mais duas, uma a direita e outra a esquerda, segue a da direita depois dobra a esquerda vai até ao final da rua, e vais encontrar a tal cabana onde está o menino; espero que a sua majestade não faça nenhum mal ao menino; pois ele é muito especial.

REI HERODES -- Claro, claro, eu sei, vou até levar presentes pra ele, agora podem ir, já tenho as informações que preciso.

3º PASTOR -- Se precisar mais alguma informação, é só nos procurar.

(os pastores se retiram, fecha a cortina)
-----
(abre-se a cortina cenas rápida no pátio)

3º PASTOR -- Você deu as informações erradas, para o rei, agora nossa tranquilidade acabou, o que temos a fazer agora, é fugir o quanto antes.

1º PASTOR -- É isto mesmo, quando o rei descobrir que foi enganado, ele vai ficar furioso, se ficarmos aqui estaremos correndo sério risco de vida.

2º PASTOR -- Então o que estamos esperando? Vamos passar cêbo nas canelas e dar o fora daqui, agora!...

(fecha-se a cortina.)
------------
(abre à cortina, cenas na estrebaria, José e Maria estão dormindo, e o anjo aparece em sonho a José)

ANJO -- José levanta-te e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá, até que eu ti diga; porque o Rei Herodes há de procurar o menino para matá-lo. (acaba de falar e sai)

JOSÉ -- (José acorda assustado com o sonho e se apressa)… Maria, Maria, acorda, o anjo do Senhor, veio até a mim em sonho, e nos mandou fugir para o Egito imediatamente; pois o Rei Herodes, está procurando o menino para matá-lo.


(Fecha a cortina)

                                --- EJO ---- Continua



No comments:

""IDE E PREGAI" -- PARTE - 177

Muitos pregam aquilo que não vivem; prega a honestidade, mas vive em tapear seu próximo. Pregam para que não roubem, mas em sua casa tem g...